Diga sim ao rock!
créditos: AdobeStock

Diga sim ao rock!

O mundo disse sim, sim ao rock! Os amantes desse gênero musical que nasceu e se desenvolveu na década de 50, disseram sim.

Uma evolução do blues, música afro do sul dos Estados Unidos e do country americano, assim como influências do folk e, até mesmo, da própria música clássica. Ritmo dançante e músicos rebeldes, assim se fez, marcante, ao som de uma guitarra eletrizante, baixo, bateria e vocal, tudo misturado a muita irreverência.

Desta maneira tomou forma o estilo que vinha para ficar há mais de 60 anos. Entre 1950 e 1960 se impôs com a presença de figuras como Elvis Presley, Chuck Berry, Bo Diddley, Jerry Lee Lewis, entre outros. Esses astros tomaram conta das paradas de sucesso.

Elvis trouxe um dos primeiros registros não só do rock, mas também, do famoso rockabilly, ritmo dançante e envaidecedor. Mas não foram apenas flores, principalmente no início, o gênero musical também passou por muitas críticas, entre elas, boatos de que era uma prática satânica, principalmente por religiosos e a elite mais conservadora, que abominavam as roupas e o jeito de agir dos novos roqueiros.

Na década de 70, surge um subgênero do rock: o heavy metal cujas bandas Black Sabbath e Deep Purple marcaram presença e estilo. Dentre os principais ídolos de rock da história, banda ou solo, tem-se os famosos e consagrados: Elvis Presley, Chuck Berry, Beatles, Rolling Stones, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Bob Dylan, Pink Floyd, Stevie Wonder, Marvin Gaye, Queen, Led Zeppelin, Metallica, The Doors, entre outras.

Hoje, esses nomes ainda são os principais dentre todo o acervo do gênero cheio de irreverência e luz própria. Em pesquisas recentes, cuja pauta está em torno dos melhores álbuns de rock de todos os tempos, ainda se fazem praticamente as mesmas escolhas, mesmo quando o público é jovem, como os nascidos nas décadas de 90 ou no início do século XXI, a partir de 2000.

Independentemente do público e da faixa etária, as bandas originadas entre os anos 50 e 80 batem as atuais, porque fazem parte da história do rock 'n roll e são verdadeiros ícones musicais.

 

Nanda Coelho



Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa afiliados Área do parceiro Publicidade Imprensa Contato RSS