Atividade física depois dos 40
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Atividade física depois dos 40

Passou dos 40 e acha que a vida começou a mudar, está com a autoestima baixa, dores pelo corpo, cabelo caindo, falta de apetite sexual, barriguinha aumentando, e o pensamento que vem a cabeça é que nada poderá ser feito pra reverter esse quadro. Certo? Errado. Muito errado! Levante já a bunda do sofá e vamos se mexer e entender a importância e os benefícios da atividade física depois dos 40.

A busca pela saúde e por qualidade de vida não tem hora. Nunca é tarde para começar. Mesmo que tenha sido sedentário a vida toda, ao começar uma atividade hoje quem tem a ganhar é você, e seu corpo só tem a agradecer. Com o passar dos anos os níveis de testosterona do homem tendem a cair. Isso acontece com todos, sem exceção, e esse declínio de hormônios faz com que você sinta alguns dos sintomas citados acima e talvez outros um pouco mais graves, como perda de massas magra e óssea, e o surgimento de doenças oportunistas, como diabetes e hipertensão e LDL alto.

Para evitar que os sintomas se agravem, exercício físico é um santo remédio. Veja abaixo algumas dicas que preparei para que os quarentões comecem a mudar o ritmo de vida e a aproveitá-la muito melhor.


Comece devagar
É obvio que as perdas hormonais prejudicam o desempenho, mas essa não deve ser uma preocupação. Com o passar do tempo nosso corpo se acostuma e os benefícios começam a aparecer - fortalecimento de todo o sistema cardiorrespiratório (o que inclui coração e pulmões), fortalecimento muscular, melhoria da coordenação motora, melhores flexibilidade e controle de composição corporal, colesterol, glicemia e pressão arterial. A prática de exercícios físicos tem o poder de prevenir até mesmo o câncer. Além disso, os prazeres da atividade física farão com que o estresse, a depressão e ansiedade passem bem longe, já que haverá melhora do humor e da interação social. É sempre importante a ajuda de um profissional qualificado, que saberá exatamente como conduzir de início essas atividades e aos poucos mudar cargas, ritmos e intensidades de tais exercícios.


Aumentando a testosterona e o apetite sexual
O estresse é, sem dúvida, um grande problema nos dias atuais. Esse elemento desempenha um papel central e claramente afeta o desejo sexual de homens e mulheres. O estresse que afeta a libido tem origem na depressão, ansiedade, um sentimento de culpa ou nas preocupações da pessoa com sua própria imagem, tanto intelectual como física. Estresse grave ou prolongado reduz a produção de testosterona, e consequentemente o apetite sexual. A atividade física de forma moderada tende a aumentar os níveis hormonais de testosterona, fazendo com que a vida sexual de uma pessoa de 40 anos ou mais possa ser normalizada.

Portanto, nada melhor do que um remédio natural para combater tais problemas. Faça exercícios físicos regularmente - um remédio simples, disponível para todos e sem grandes custos. Seguindo esses conselhos você aumenta sua testosterona e sua libido vai às alturas, levando você a uma vida muito mais saudável e menos estressada. Além disso, como sabemos, é bom para perder os quilos extras que também estão ligados ao declínio de testosterona.


Cuidados com as lesões
Deve-se saber que o corpo não é mais o mesmo de quando se tinha 20 anos, portanto  devemos tomar certos cuidados para evitar lesões. É de suma importância respeitar os limites do corpo, usar roupas e acessórios corretos, alimentar-se saudavelmente, não exagerar na carga dos exercícios e não se esquecer do aquecimento e do alongamento, feitos antes e após os exercícios. Quando tais cuidados não são tomados, é comum que ocorram lesões de articulação e coluna - e isso refletirá na sua qualidade de vida. Por isso, as recomendações do médico e do profissional de educação física devem ser respeitadas sempre.


Coração novo
Estudos recentes mostram que mesmo uma pessoa sedentária que comece a fazer uma atividade física após os 40 anos terá um coração mais saudável. A descoberta não é inédita, uma vez que outros estudos já comprovaram os imensos benefícios dos exercícios físicos para a saúde. Porém, pesquisadores puderam verificar a redução dos problemas cardíacos mesmo para aquelas pessoas que começam a praticá-los na meia-idade. Para começar, lembre-se de procurar um médico e realizar todos os exames necessários, de forma a iniciar uma atividade física que não ofereça riscos, mas sim o alcance dos objetivos almejados.


Como você já deve ter percebido, não existe desculpa! Nunca é tarde para começar a se exercitar. Tome a iniciativa, comece a se mexer e sinta você mesmo a diferença que isso fará em seu corpo, em sua autoestima e, sem dúvidas, em seu dia a dia. Uma pessoa que se exercita é uma pessoa ativa, e com certeza muito mais feliz e saudável.


Ygor Bueno Barbosa



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