Características de quem emagreceu
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Características de quem emagreceu

Alimentação saudável, atividade física e mudança no estilo de vida. Essa tríade tem se tornado quase um clichê entre especialistas quando o assunto é emagrecimento. Entretanto, a questão óbvia que fica no ar é: se a grande maioria das pessoas sabem o que precisa ser feito, então qual seria o motivo de não estarem emagrecendo?

Deixando de lado a complexidade metabólica que envolve o emagrecimento e as pegadinhas que ainda existem quando o assunto é alimentação e exercício físico, alguns pesquisadores têm se dedicado a tentar compreender os mecanismos que influenciam na adesão e aderência a um estilo de vida mais saudável.

Em recente pesquisa publicada em um periódico internacional, os autores avaliaram as funções cognitivas e facultativas na tentativa de descobrir quais seriam as características em comum entre as pessoas que conseguiram emagrecer e que se mantiveram magras.

Os pesquisadores descobriram que estas pessoas possuem três características fundamentais que, traduzindo para uma linguagem simples, seriam:

1- Aprendizagem e Conhecimento
Ao avaliarem o conhecimento que os indivíduos possuíam sobre temas como alimentação e atividade física, os pesquisadores perceberam que as pessoas que emagreceram obtinham maior conhecimento sobre temas como alimentação e exercício físico. Isto é, para emagrecer e se manter magro, você vai precisar se informar e aprender sobre o tema, pois aquela ideia de seguir o passo-a-passo de uma folha com dieta e treino não rola mais. Você precisa entender sobre o assunto para poder tomar boas decisões.

2- Planejamento e Organização
Pessoas que conseguem planejar e organizar seu dia têm maior índice de sucesso na redução do peso. Isto nada mais é do que a organização da sua alimentação e dos seus horários para a prática de exercícios físicos. Atitudes simples como fazer a feira no início da semana, organizar os lanches para o dia seguinte e separar um horário para a prática de atividade física ajudam nesse processo.

3- Controle
Semelhante a quase tudo na vida, a redução e a manutenção do peso precisam ser controladas. Indivíduos que utilizam mecanismos de controle possuem maior índice de sucesso quando o assunto é emagrecimento. Esses mecanismos de controle podem variar de formas muito simples, indo da medida periódica da circunferência da cintura e controle da massa corporal por meio da balança, até mecanismos um pouco mais complexos, como bioimpedância elétrica e avaliação da composição corporal através das dobras cutâneas. O que importa é controlar!

Bora aprender, planejar e controlar?

 

Treino Consciente



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