Saúde, hipertrofia ou emagrecimento?
créditos: Pixabay

Saúde, hipertrofia ou emagrecimento?

Saúde, hipertrofia ou emagrecimento – qual o seu objetivo na academia? Quer saber bem a verdade? Não importa! Não importa pois, independentemente de qual seja a sua escolha, você vai precisar ganhar massa muscular para conseguir atingir qualquer um desses objetivos. Em outras palavras, para aprimorar a saúde, definir os músculos e emagrecer é preciso trabalhar com hipertrofia. Calma, já vamos explicar.

Mesmo que você esteja com sobrepeso ou obeso e não tenha a menor intenção de parecer musculoso, você precisa ganhar massa muscular. A confusão começa pelo não entendimento da palavra ‘emagrecimento’. A maioria das pessoas ainda confundem a palavra ‘emagrecimento’ com o termo ‘perda de peso’.

Perder peso é diferente de emagrecer. Perda de peso é a diminuição da massa de um indivíduo - e essa massa não é necessariamente gordura. Em outras palavras, você pode perder gordura, mas também pode perder massa muscular. Então, se o seu peso diminuiu na balança, não quer dizer necessariamente que você emagreceu, e sim que a sua massa diminuiu.

Isto é, mesmo que você não perca nenhum grama de gordura, se você aumentar sua massa muscular e for capaz de manter o processo, você terá emagrecido (perdido gordura) e aumentado seu peso na balança (aumentado a massa muscular).

Interessante, né? Você pode engordar e ganhar peso, engordar e perder peso, emagrecer e perder peso e, na melhor das hipóteses, emagrecer e ganhar peso. Tudo depende da quantidade de gordura corporal x a quantidade de massa corporal – e não necessariamente da quantidade de quilos que a balança mostra.

Os benefícios da hipertrofia não param por aí! O ganho de massa muscular acelera o seu metabolismo, o que inibe os malefícios causados pelas dietas hipocalóricas geralmente utilizadas por quem está buscando o emagrecimento.

Como se já não estivesse de bom tamanho, pesquisas longitudinais mostram que pessoas que treinam mais intensamente são mais magras, e que pessoas mais fortes vivem mais.

Se você está em dúvida sobre qual modalidade de exercícios seria melhor para alcançar os seus objetivos, vamos dar uma dica: não abra mão da musculação. A musculação pode te ajudar a ficar mais magro, mais forte e, mais importante, mais saudável!

 

Treino Consciente



Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa afiliados Área do parceiro Publicidade Imprensa Contato RSS