Vá de bike!
créditos: Pixabay

Vá de bike!

De fácil manutenção, não poluente e ainda contribui para manter sua saúde em dia - andar de bicicleta nunca esteve tão na moda e, como diz o ditado, quem aprende a andar jamais esquece. Portanto, mesmo que faça muitos anos que você não pedale, é hora de tirar a magrela da garagem e curtir o vento no rosto e os benefícios que isso irá lhe proporcionar.

Listamos neste texto alguns benefícios gerados pela atividade e temos a certeza que vamos lhe convencer de que vale a pena deixar o carro em casa e sair pedalando por aí.

Dentre os principais benefícios, podemos citar:

- Faz bem ao coração e diminui o colesterol: ao sair para pedalar seu coração estará trabalhando de forma intensa, o exercício aumentará a resistência e a capacidade de captar o oxigênio, assim com extraí-lo e distribuí-lo por todo o seu sistema cardiovascular. É uma excelente forma de regularizar os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

- Melhora a imunidade: pedalar fortalece e melhora o sistema imunológico. Isso porque a atividade física contribui para o aumento do número de glóbulos brancos (leucócitos), responsáveis pela defesa do organismo. Essa prática é fundamental para se evitar casos de doenças crônicas como o diabetes, e outras como a gripe. Durante a prática de atividade física o organismo libera substâncias como a endorfina, o cortisol e a insulina, excelentes ao sistema imunológico.

- Previne doenças: após a prática do exercício ocorre um aumento no número de células do sistema imune na nossa corrente sanguínea, conhecidas como células NK (do inglês, Natural Killers). Elas são as responsáveis por destruir vírus, infecções e até tumores presentes no nosso organismo.

- Trabalha os membros inferiores: durante á prática do pedal, músculos do quadríceps, posteriores de coxa e glúteos são extremamente exigidos, fortalecendo toda a região dos membros inferiores e contribuindo para uma excelente forma física – sem mencionar o aumento da força e da massa magra, e a diminuição de gordura nessas regiões.

- Melhora a atividade sexual: por exigir dos membros inferiores, a prática do pedal auxilia e melhora a circulação dessa região, fazendo com que a irrigação dos órgãos genitais seja aumentada, contribuindo assim para uma melhor ereção e, posteriormente, melhora na vida sexual.

- Fortalece o core: músculos que formam todo o conjunto do core (abdômen, quadril e lombar) também são exigidos de forma intensa durante a pedalada, principalmente para manter a estabilidade e o equilíbrio do corpo durante o movimento, deixando a região extremamente fortalecida.

- Fortalece as articulações: pedalar é, sem dúvidas, um dos principais exercícios para proteger as articulações do nosso corpo. Afinal, elas precisam ser movimentadas! No entanto, é preciso tomar cuidado e evitar sobrecargas que podem levar a algumas lesões, por isso é importante manter a intensidade da pedalada entre leve e moderada. Uma intensidade mais pesada pode ser necessária, porém que seja por um período menor de tempo. Uma musculatura de membros inferiores forte também irá contribuir para manter essa articulação saudável durante a prática do pedal.

- Queima muitas calorias, combatendo a obesidade: mesmo que você esteja acima do peso, pedalar é umas atividades mais indicadas para auxiliar na perda de gordura. Isso ocorre, pois a sobrecarga nas articulações do tornozelo, joelho e quadril são quase mínimas em relação a outras atividades. Portanto, se pretende eliminar calorias, a solução pode ser sair para pedalar! Procure alternar entre intensidades altas e baixas, varie terrenos e percursos, medidas que contribuem para uma maior queima calórica.

- Pode ser praticado por qualquer pessoa: para pedalar não há restrição de idade. A bike é para todos! É claro que todos os praticantes da atividade devem estar atentos aos cuidados básicos durante a pedalada – especialmente se saírem para pedalar em meio ao trânsito. Atenção ao uso de capacetes, à iluminação dianteira e traseira e, é claro, às vias e obstáculos que podem aparecer pelo caminho. Pedalar é, sem duvidas, um dos esportes mais democráticos que existem.

- É um meio de transporte rápido: congestionamentos, stress, filas intermináveis, acidentes de trânsito...  Principalmente nas grandes cidades, muitas vezes um pequeno percurso até a padaria, a academia ou ao mercado pode ser mais rápido se feito de bicicleta. Sem falar na economia, é claro.

- Não consome combustível: vivemos em um momento em que precisamos diminuir o consumo exagerado de combustíveis fósseis, o que tem gerado um aquecimento global que futuramente poderá implicar em grandes catástrofes ambientais. Portanto, pedalar é uma forma de manter a saúde do corpo e contribuir para a saúde do planeta.

 

Poderíamos citar mais inúmeros benefícios pela prática do pedal. Mas melhor mesmo é pegar a sua bicicleta e sentir na pele a forma como esses benefícios aparecem com o passar do tempo.

Pedalar é algo que nos remete a infância, quando andar de bicicleta era pura diversão. Porém ao chegar à fase adulta não precisamos deixar a atividade prazerosa de lado. Pelo contrário, devemos incorporá-la ao nosso dia a dia, seja como meio de transporte, como forma de reduzir o peso, ou simplesmente para aliviar o stress de um dia de trabalho. Tire a poeira da “magrela” e bom pedal!

 

Ygor Bueno Barbosa



Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa afiliados Área do parceiro Publicidade Imprensa Contato RSS